O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS

Clique para acessar o Edital 2019.


Os artigos científicos deverão ter de 12 a 25 páginas e ser escrito por no máximo três coautores ou dois coautores e um orientador. Os artigos científicos serão compostos dos seguintes elementos, sem quebras de página, nesta ordem:
I. Título (obrigatório) e subtítulo (opcional) do trabalho, na língua do texto, centralizados e em letra maiúscula. Seguida de título e subtítulo, se for o caso, em língua estrangeira (inglês, espanhol ou italiano).
II. A origem do artigo (opcional), ou seja, o curso, disciplina, grupo de estudo ou pesquisa etc, do qual o artigo é originário, deve ser indicada em nota(s) de rodapé, a partir do título do trabalho.
III. Instituição(s) de fomento (opcional) que financiou ou financia o trabalho, em nota de rodapé, a partir do título do trabalho.
IV. Resumo na língua do texto, em fonte Times New Roman 12 (de 100 a 250 palavras), espaçamento simples. Seguido do resumo em língua estrangeira (inglês, espanhol ou italiano)
V. Palavras-chave, no mínimo 3 e no máximo 5, na língua do texto, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. Seguidas das palavras-chave em língua estrangeira (inglês, espanhol ou italiano).
VI. Introdução
VII. Desenvolvimento
VIII. Conclusão
IX. Referências (dados bibliográficos das obras consultadas, devendo ser elaboradas conforme a norma NBR 6023/2003 da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT).
X. Anexo(s) (opcional).
Em termos formais, os artigos científicos devem ser formatados da seguinte forma:
I. Fonte Times New Roman, tamanho 12, exceto as citações com mais de três linhas e as notas de rodapé que devem ser digitadas em fonte tamanho 10;
II. Folha A4, com margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm;
III. O alinhamento do texto deve ser justificado, as entrelinhas conter espaçamento 1,5; e a margem de parágrafo ser de 1,25 cm;
IV. Os títulos das seções (1, 2, 3...) devem ser alinhados à esquerda, junto à margem da folha, destacados em negrito, em letras minúsculas (respeitadas as regras gramaticais), e devem ser separados do texto que os precede e que os sucede por um espaço de 1,5 (entrelinhas). Da mesma forma, os títulos das subseções (1.1, 1.2, 1.3...), devem ser alinhados à esquerda, junto à margem da folha, destacados em negrito, em letras minúsculas (respeitadas as regras gramaticais), e devem ser separados do texto que os precede e que os sucede por um espaço de 1,5;
V. Todo o texto deve ser digitado com espaçamento entre linhas de 1,5, exceto resumo, as citações com mais de três linhas, notas de rodapé e referências, que usarão espaço simples 1,0;
VI. As citações deverão ser elaboradas em conformidade com a NBR 10520/2002 da ABNT, considerando que as citações indiretas deverão estar acompanhadas da respectiva referência e que as citações diretas, além de acompanhadas da referência, deverão estar devidamente destacadas, observada a distinção existente entre citação direta curta (aspas) e citação direta longa (recuo de 4 cm, letra tamanho 10, espaçamento simples entre as linhas);
VII. O sistema de chamada das referências das citações diretas e/ou indiretas deve ser no formato nota de rodapé;
VIII. As referências deverão ser elaboradas em conformidade com a NBR 6023/2002;
IX. O artigo não deverá conter sumário e tampouco número de páginas.
X. A revisão do texto, em relação à gramática tanto em português quanto no idioma estrangeiro, é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), podendo a revista realizar revisões complementares e adequações que se fizerem
necessárias.

 

DIREITOS AUTORAIS

A REVISTA JURÍDICA DA FADISMA possui os direitos patrimoniais dos artigos que publica, inclusive os de tradução. É permitida a cópia do conteúdo para fins de pesquisa pessoal ou uso acadêmico, com a devida indicação. A reprodução dos artigos em qualquer outra publicação que não pertença à Faculdade de Direito de Santa Maria – FADISMA depende de autorização expressa da REVISTA JURÍDICA DA FADISMA, salvo nos casos de citação de trechos, que independe de solicitação prévia, desde que identificada sua fonte.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.